A crise do crescimento e o segredo da recorrência de clientes

Crescer sem perder a qualidade é um dos grandes desafios para as empresas. São em momentos de crise que muitas vezes a qualidade das entregas cai. A crise não está ligada somente para o lado da perda da rentabilidade, demissões e etc. Ela também ocorre quando a empresa cresce num ritmo muito acelerado, com admissões em massa, alto giro de caixa e uma base enorme de clientes.

Ninguém fala da crise do crescimento de uma empresa. Para superá-la e não perder seus clientes é fundamental que você tenha Princípios e valores. Parece simples, mas na prática os líderes estão 80% focados em conquistar novos mercados do que desacelerar e trabalhar nos 20% de clientes que já adquiririam um produto ou serviço. Apostam a capacidade em crescer 100% na área comercial, e esse talvez seja um grande erro. Geralmente monta-se uma super equipe comercial, saem disparando em vendas, começam a atrair clientes, comemoram por baterem as metas. Parabéns, mas se você não tem a capacidade de reter esses clientes você vai ter um desperdício de dinheiro enorme, pois estará sempre conquistando novos clientes pra ocupar espaço pelos que você já tem. Sem contar na clássica ação de comprar audiência no marketing digital. Todo esse dinheiro e esforço acaba indo pelo ralo se o cliente não comprar de novo com você.

Eu vejo algumas empresas jovens, principalmente start ups, recebendo aportes bilionários. Dinheiro demais também atrapalha. Entre ter dinheiro demais e dinheiro de menos para empreender confesso que o que tem menos exercita mais a criatividade. Não costumo dizer para um cliente que não vou entregar, mas eu prometo que a gente vai corrigir rápido e isso faz parte do pensamento de crescimento. As vezes empreendedores não estão preparados para o sucesso. Muitas vezes o negócio deu errado porque deu certo. Quebrou porque vendeu demais.

Exemplo 1: We Work — Não conseguiram reter os clientes e receberam um aporte de bilhões de dólares.

Exemplo 2: FaceBook — Uma crise de crescimento por falta de valores da empresa. Envolvida em escândalos de privacidade de dados de seus usuários.

Agora pensa comigo: você prefere ser uma empresa que vendeu para muitos clientes ou uma empresa que nunca perdeu um cliente?

Deixe um comentário