Menos de 1/3 dos trabalhadores nos EUA são “envolvidos, entusiasmados e comprometidos com seu local de trabalho. “. Desses milhões de desengajados, mais da metade deixaria a empresa por um aumento de 20% ou menos. No setor de tecnologia, dois em cada três funcionários acham que poderiam encontrar um emprego melhor em até dois meses.
Nos negócios, a alienação não é um problema filosófico abstrato; ela mina a base. Grupos de trabalhos mais engajados geram mais lucro e menos atrito.
“Retenção e engajamento subiram para o segundo lugar na mente dos líderes empresariais, perdendo apenas para o desafio da construção de uma liderança global” — Afirma Delloit, consultoria em gestão de negócios.
Mas então, de que forma se constrói engajamento? Existem diversos estudos, mais se constata é: Construindo metas claras definidas, que esteja livremente compartilhadas. Elas criam alinhamento, clareza e satisfação no trabalho. Quando as pessoas têm prioridades conflitantes ou objetivos pouco claros, sem sentido, elas tornam-se frustradas e desmotivadas.
Não confunda objetivos com metas. Objetivo é aquilo que você deseja alcançar, são os sonhos que pretende realizar em sua vida, seja no âmbito pessoal ou profissional. Trata-se de algo mais abrangente. Por exemplo: receber uma promoção, fazer uma viagem internacional, comprar um carro. Meta, por sua vez, compreende o tempo e os meios que serão utilizados para conquistar determinado objetivo. Trata-se de pequenos objetivos a serem alcançados, em um curto ou médio espaço de tempo, que farão com que, aos poucos, estejamos mais próximos do objetivo macro que queremos conquistar. Por exemplo: em X meses, economizarei Y% do meu salário, para viajar no mês B para C lugar. Resumindo: O objetivo é o que eu quero ter, e a meta define como alcançar isso.
Respeite metas e prazos, ao mesmo tempo em que se adapta às circunstâncias. Promova feedback e celebre vitórias, sejam elas grandes ou pequenas. Além disso expanda seus limites. Mova-se a lutar pelo que pode parecer além do seu alcance.
Boas ideias não são moldadas pela hierarquia.
Referência: Livro Avalie o Que Importa: Como Google, Bono Vox e a Fundação Gates sacudiram o mundo com os OKRs. O Autor John Doerr revela como o sistema de Objetivos e Resultados-chaves (OKRs) ajudou gigantes da tecnologia, como Intel e Google, a alcançarem um crescimento exponencial — e como ele pode ajudar qualquer organização a prosperar.
Deixe um comentário